terça-feira, 1 abril 2025
spot_imgspot_img

Top 5 desta semana

spot_img

Postagens relacionadas

Consumo dos brasileiros cai 4,25% em fevereiro, aponta Abras

O consumo nos lares brasileiros registrou uma queda de 4,25% em fevereiro deste ano na comparação com janeiro, segundo dados divulgados pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Apesar da retração, o setor supermercadista mantém expectativas de recuperação no fechamento do primeiro trimestre de 2024.

De acordo com a Abras, a queda pode ser atribuída a fatores sazonais, como o período pós-festas de fim de ano e férias escolares, que tradicionalmente resultam em menor volume de compras. Além disso, o impacto da inflação e do endividamento das famílias também são aspectos que contribuem para a redução do consumo.

Mesmo com a retração em fevereiro, os supermercadistas demonstram otimismo para os próximos meses. A expectativa é que o movimento nos supermercados se aqueça com o pagamento do 13º salário de aposentados, a continuidade de programas sociais e o aumento do consumo típico do período de Páscoa, que impulsiona a venda de itens como chocolates, pescados e produtos sazonais.

Segundo João Galassi, presidente da Abras, a tendência para o restante do ano é de estabilidade e crescimento moderado. “Esperamos um melhor desempenho nos próximos meses, impulsionado pela retomada gradual do poder de compra das famílias e pelas promoções realizadas pelo setor para atrair os consumidores”, afirmou.

A pesquisa da Abras também destacou que, apesar da queda mensal, no acumulado dos últimos 12 meses o consumo nos supermercados ainda apresenta crescimento, reflexo de estratégias de diversificação de produtos e promoções frequentes para fidelizar clientes.

Com um cenário econômico que segue desafiador, o setor supermercadista segue acompanhando de perto as variações de consumo e buscando estratégias para estimular as compras dos consumidores brasileiros.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos populares