terça-feira, 22 abril 2025
spot_imgspot_img

Top 5 desta semana

spot_img

Postagens relacionadas

PRODUTIVIDADE ESPIRITUAL

“Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que, estando em mim, não der fruto, ele o corta; e todo o que dá fruto, limpa, para que produza mais frutos ainda. Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado; permanecei em mim, e eu permanecerei em vós. Como não pode o ramo produzir fruto de si mesmo, se não permanecer na videira; assim nem vós o podeis dar, se não permanecerdes em mim. Eu sou a videira, vós os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.” João 15: 1-5

Jesus começa a metáfora afirmando ser a “videira verdadeira”. No contexto judaico, a videira frequentemente simbolizava Israel – Isaías 5:1-7. Ao se declarar a videira verdadeira, Jesus se posiciona como o verdadeiro cumprimento daquilo que Israel deveria ser – o canal através do qual a benção de Deus fluiria para o mundo.

Deus Pai é descrito como o agricultor, Aquele que cuida da videira. Ele é responsável por cortar os ramos improdutivos e podar os ramos os ramos frutíferos. A poda, embora possa ser dolorosa, é um processo necessário para que os ramos deem mais frutos.

A ideia central deste trecho é a importância de “permanecer” em Cristo. Assim como um ramo não pode sobreviver e dar frutos separado da videira, os discípulos não podem fazer nada de verdadeiro valor espiritual sem estarem conectados a Jesus. Permanecer em Cristo implica em manter um relacionamento contínuo e vital com Ele, dependência diária, obediência e comunhão constante.

O fruto mencionado aqui é muitas vezes interpretado como o resultado de uma vida vivida em obediência e fidelidade a Cristo, manifestando-se em características como amor, alegria e paz.

Esta declaração enfatiza a completa dependência dos discípulos de Jesus. Toda a capacidade para fazer obras espiritualmente significativas vem de Cristo. Desconectados Dele, os discípulos (e todos os cristãos) são incapazes de realizar qualquer coisa que tenha valor eterno.

– Os cristãos são chamados a desenvolverem e manterem um relacionamento íntimo com Jesus.

– Este texto nos lembra de nossa total dependência de Deus para realizar qualquer obra espiritual.

– A “poda” de Deus, embora possa ser dolorosa, é necessária para o crescimento espiritual e para que sejamos mais produtivos em nossas vidas cristãs.

– O objetivo da nossa conexão com Cristo é a produção de frutos que glorifiquem a Deus e impactem o mundo ao nosso redor.

Portanto, é uma passagem rica que convida à reflexão sobre a importância da permanência em Cristo, a dependência de Deus e a produção de frutos espirituais como evidência de uma vida verdadeiramente conectada a Jesus.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos populares