Minicomputadores e material didático serão distribuídos a alunos da rede pública de ensino. A iniciativa é da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e conta com R$ 22 milhões em investimentos e vai alcançar cerca de dez mil alunos, capacitando-os para uma das áreas que mais emprega e se desenvolve em todo o mundo.
“São dois produtos importantíssimos para o desenvolvimento das nossas crianças e adolescentes. Primeiro, fruto de uma parceria com a Receita Federal, a quem já deixo o nosso agradecimento, pela [doação] dos BTVs falsos [TV Box], que foram apreendidos e serão transformados em minicomputadores e distribuídos aos nossos alunos da rede pública para que eles possam ter acesso a conteúdos de internet. O outro é o material didático, um projeto sobre inteligência artificial, para que também seja distribuído aos alunos e eles possam ter acesso a essa ferramenta do futuro”, destacou o governador Ibaneis Rocha.
Os minicomputadores fazem parte do projeto Gamifica, enquanto o material didático compõe o Brasíl.IA, ambos conduzidos pela Secti e que, juntos, somam um investimento de R$ 22 milhões.
No caso do Gamifica, os alunos que já participam de cursos nas áreas de desenvolvimento, design e marketing de jogos eletrônicos, vão receber os minicomputadores transformados a partir da apreensão de unidades de TV Box pela Receita Federal.
O material didático do Brasíl.IA tem sido distribuído junto em quatro estruturas móveis que percorrem todo o Distrito Federal para ensinar formação tecnológica com cursos de 60 horas em áreas de alta demanda, como inteligência artificial, big data, internet das coisas e desenvolvimento de games.
O setor de games tem um mercado global estimado em US$ 184,3 bilhões, e na América Latina tem o Brasil como maior expoente. O setor movimentou R$ 1,2 bilhão em 2022 no país, enquanto o Distrito Federal registrou um crescimento de 21% no número de empresas entre 2022 e 2023.
Fonte da matéria: Redação Revista Evangélica Brasil, com Informações da Agência Brasília.