Então disse o SENHOR a Samuel: _Até quando terás dó de Saul, havendo-o eu rejeitado, para que não reine sobre Israel? Enche um chifre de azeite, e vem, enviar-te-ei a Jessé o belemita; porque dentre os seus filhos me tenho provido de um rei.
E convidarás a Jessé ao sacrifício; e eu te farei saber o que hás de fazer, e ungir-me-ás a quem eu te disser.
Fez, pois, Samuel o que dissera o Senhor, e veio a Belém; então os anciãos da cidade saíram ao encontro, tremendo, e disseram: De paz é a tua vinda?
E disse ele: É de paz, vim sacrificar ao Senhor; santificai-vos, e vinde comigo ao sacrifício. E santificou ele a Jessé e a seus filhos, e os convidou ao sacrifício.
E sucedeu que, entrando eles, Samuel viu a Eliabe, e disse: Certamente está perante o Senhor o seu ungido.
Porém o Senhor disse a Samuel: _ Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração.
Então chamou Jessé a Abinadabe, e o fez passar diante de Samuel, o qual disse: Nem a este tem escolhido o Senhor.
Jessé fez passar a Sama; porém disse: Tampouco a este tem escolhido o Senhor.
Assim fez passar Jessé a seus sete filhos diante de Samuel; porém Samuel disse a Jessé: _ O Senhor não tem escolhido a estes.
Disse então o Senhor: _ Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque eu o rejeitei; porque o Senhor não vê como vê o homem, porque o homem vê só a aparência, mas Deus vê o coração. Referindo-se à Eliabe um dos filhos de Jessé, ele tinha ótima aparência, corpo atlético, mesmo assim, foi rejeitado.
Então Jessé chamou a Abinadabe, chamou a Samá, enfim já haviam passado pela revisão crítica dos olhos humanos de Samuel, os sete filhos de Jessé.
Samuel perguntou: _ Estes são todos os seus filhos?
Com desinteresse, talvez, Jessé respondesse: “Não, não” … Tenho o mais novo, mas, ele está cuidando das ovelhas, é só um menino, não serve pra mais nada.
E Samuel falou com a autoridade de Deus: _Mande chamá-lo porque não sentaremos para comer até que ele chegue.
Isso deve ter assustado a Jessé e a sua família. Só a um rei prestavam-se tais privilégios. Ter que esperar por ele, para sentar-se à mesa?
Um ruivo será ungido rei
Imagine isso na cabeça de Jessé e dos irmãos mais velhos de Davi. No Egito antigo, por preconceito e implicância, os ruivos eram desprezados por causa do cabelo vermelho, dando a ideia de pessoa de má índole e perigosa. O rutilismo é uma característica genética responsável pela ocorrência de pelos e cabelos ruivos, ou seja, de coloração avermelhada. Davi sofria com este preconceito, a ponto, de o próprio pai não o mencionar com a mesma satisfação ao profeta Samuel.
Depois de um tempo, Davi entrou às pressas. Ele estava cuidando das ovelhas, não esperava a visita de um profeta, muito menos, para ungir alguém como rei de Israel.
O menino ruivo, ainda suado, ofegante e inocentemente, adentra à sala e se depara com uma inusitada situação. É uma ocasião embaraçosa para um jovem na situação de Davi. Ele parecia não entender o momento, quando viu o profeta e toda a família dele, o esperando para sentar-se à mesa.
Por que vocês estão esperando por mim?
O que eu fiz?
E o Senhor disse a Samuel: _ É esse que eu quero, pode ungi-lo para mim.
Então Samuel tomou o chifre do azeite, e ungiu- o no meio de seus irmãos; e desde aquele dia em diante, o Espírito do Senhor se apoderou de Davi; então Samuel se levantou, e voltou a Ramá, (Ramá é uma antiga cidade de Israel, que ficava a cerca de 8 quilômetros ao norte de Jerusalém.
Eu, rei de Israel?
Sim, Davi, o Senhor disse: “É esse que eu quero, unja-o para mim”.
O gene ruivo, diferente, desprezado pela sociedade foi escolhido por Deus para ser ungido rei de Israel.
E não importa o que o mundo pense a seu respeito, se Deus escolher você, está escolhido.
Davi à exemplo disso, era mantido cuidando das ovelhas, meio que escondido da sociedade. Os seus irmãos iam guerrear, o que era um privilégio, Davi não tinha aparência de guerreiro.
Mas quando lemos a história de David é que descobrimos que o Senhor fez de um menino ruivo, pastor de ovelhas, um dos maiores guerreiros da história de Israel.
Deus não vê como os homens.
Baseado em 1* Samuel capítulo 16.