Uma criança perguntou para John MacArthur:
– Por que Jesus não impediu Eva no Jardim do Éden quando ela comeu o fruto? Tipo assim, ele poderia pará-la, simples assim… Por que ele não fez isso?
A resposta de J. MarcArthur:
– Esta é a pergunta mais profunda de todas: “Por que Deus não impediu Eva de comer o fruto?” Os teólogos chamam isso de “O problema da Teodiceia”… Por que existe o mal no mundo? Se Deus é absolutamente santo, por que existe o mal no mundo?
Essencialmente, este é o questionamento: Por que ele não impediu antes de começar?
Primeiramente, a resposta geral é esta: Porque Deus a permitiu comer o fruto, Deus permitiu que o pecado viesse ao mundo de modo que, no final, ele pudesse ser glorificado. Agora… Deus é um Deus de amor e ele expressa esse amor na perfeição da trindade, e ele expressou esse amor para Adão e Eva quando Ele passeava e falava com eles antes de eles pecarem, antes de eles comerem o fruto.
Então Deus poderia expressar seu amor, mas se nunca houvesse pecado, não haveria perdão! Não haveria misericórdia! Não haveria graça! Não haveria compaixão! Não haveria cura! Não haveria restauração! E então, para todo sempre, os anjos nunca seriam capazes de adorar a Deus por todos esses aspectos de Sua natureza.
Então Deus permite o mal para que ele mostre Sua graça, misericórdia e compaixão, porque esses também são atributos de Deus que só podem ser demonstrados através da resposta dele ao pecado.
Há outra razão, que é o fato de Deus ser santo e justo. Ele nunca seria capaz de mostrar o que estes atributos significam a menos que houvesse pecadores para julgar.
Então, seja pelo julgamento do pecado, seja pela salvação do pecado, o fato de o pecado existir permite que Deus demonstre eternamente a glória de toda a variedade de Seus atributos. Ótima pergunta. Obrigado, pequeno!
*John F. MacArthur é um ministro e escritor cristão fundamentalista norte-americano, conhecido por seu programa de rádio veiculado internacionalmente intitulado Graça para você (Grace to You). MacArthur.