sexta-feira, 9 maio 2025
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A ENCARNAÇÃO DO FILHO DE DEUS

“No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio Dele, e sem ele nada do que foi feito se fez. A vida estava nEle, e a vida era a luz dos homens.” João 1:1-4
Esta é uma passagem bíblica poderosa e significativa do Novo Testamento, onde o Apóstolo João introduz o seu evangelho com uma declaração profunda sobre a natureza de Jesus Cristo.
1 – “NO PRINCÍPIO ERA O VERBO” – João começa com uma frase que lembra Gênesis 1:1. “No princípio criou Deus os céus e a terra”. Aqui, “Verbo” (do grego “Logos”) refere-se a Jesus Cristo, que é apresentado como a Palavra eterna de Deus. O termo “Logos” também é carregado de significado filosófico e teológico, indicando que Cristo é a expressão completa e definitiva de Deus.
2 – “E O VERBO ESTAVA COM DEUS, E O VERBO ERA DEUS” – Esta declaração enfatiza tanto a distinção quanto a unidade entre Jesus e Deus. Jesus, o Verbo, estava com Deus desde o início, indicando uma relação íntima e eterna com o Pai, mas também era (e é) Deus, afirmando a plena divindade de Cristo.
3 – “ELE ESTAVA NO PRINCÍPIO COM DEUS” – João reitera a coexistência eterna de Jesus com Deus, sublinhando a sua preexistência antes da criação do mundo. Isso mostra que Jesus não é um ser criado, mas sim co-eterno com o Pai.
4 – “TODAS AS COISAS FORAM FEITAS POR INTERMÉDIO DELE” – Esta afirmação coloca Jesus como o agente da criação. Tudo o que existe foi feito através dele, indicando que Jesus tem poder criativo e que nada veio à existência sem Ele.
5 – “A VIDA ESTAVA NELE E A VIDA ERA A LUZ DOS HOMENS” – Jesus é descrito como a fonte da vida, tanto física quanto espiritual. A “vida” que está em Jesus é a luz que ilumina a humanidade, oferecendo direção, esperança e salvação.
João 1:1-4 apresenta uma visão majestosa de Jesus Cristo como a Palavra eterna de Deus, o Criador de todas as coisas, e a fonte de vida e luz para a humanidade. Esta passagem estabelece a base para todo o Evangelho de João, que continua a explorar a identidade divina de Jesus e a sua missão redentora no mundo.

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